O Centro de Memória Usiminas recebe neste sábado (13), das 10h às 16h, um bazar solidário de Natal com exposição e venda de produtos artesanais. O evento acontece na rua Antares, nº 681, no bairro Castelo, em Ipatinga, e reúne artesãs do Vale do Aço com o objetivo de incentivar a economia criativa e promover ações de solidariedade.
A iniciativa é organizada pela artesã Cássia Albuquerque, com apoio da Usiminas e de parceiros. Parte do que for arrecadado será destinada à Sociedade São Vicente de Paulo. Além do bazar, o público poderá participar de uma oficina de arte com reaproveitamento de retalhos, voltada para a confecção de pequenos acessórios, como pingentes e chaveiros.
Cássia também coordena o Grupo Oficinas Criativas Solidárias, que se reúne semanalmente na praça do bairro Horto. O grupo surgiu durante a pandemia, reunindo mulheres em torno do artesanato e de ações sociais. A proposta do bazar nasceu da integração com outros coletivos que também realizam atividades no Centro de Memória Usiminas.
Durante o evento, serão recebidas doações de brinquedos e outros itens em bom estado, que serão encaminhados para famílias atendidas pelos vicentinos. O bazar contará com diversos expositores, oferecendo peças de decoração, costura criativa, bordados, bolsas, papelaria artesanal e alimentos.



